Tudo Começou através de um menino que nasceu no Recife, no dia 07 de dezembro de 1893, numa casa situada no bairro de Parnamirim, filho do Professor Bianor de Medeiros e de Maria Cândida Goés Loreto de Medeiros, da Família do desembargador Goés Cavalcanti.
Na sua adolescência foi aluno do Ginásio Pernambucano, situado na rua da Aurora, no centro do Recife, no curso secundário e bacharelou-se em medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro, sendo o orador da sua turma.
Em 1917, chefiou os serviços clínicos da cruz vermelha brasileira anos depois em 1919, com 26 anos, foi escolhido pelo presidente Epitácio Pessoa para representar o Brasil no congresso da Cruz Vermelha, em Genebra, na Suíça representou também o país no congresso pan-americano de higiene, na época do governo Arthur Bernardes.
O Médico sanitarista Amaury de Medeiros revolucionou em frente do DAS ( Departamento de Saúde e Assistência de Pernambuco). A Higiene no estado reformou o sistema de atendimento médico no Recife e no interior, remedelou o hospital Oswaldo Cruz e o hospital de doenças nervosas e mentais ( hospital da Tamarineira), criou a inspetoria e o corpo de visitantes da saúde, foi um dos pioneiros nas soluções pra problemas dos mocambos do Recife, organizando a fundação casa operária, que construiu as Vilas do Arraial, da Torre e de Afogados.
Em 1923 sendo diretor do departamento de saúde e tendo uma visão grande, lançou o plano para ser construída em nosso bairro uma vila popular. Em uma viagem ao Rio de Janeiro teve a idéia de formar o grupo escolar, registrado no cartório.
Certifico ter sido registrada sob o Nº 375 em 30 de dezembro de 1938, a sociedade cooperativa de responsabilidade limitada, denominado: Cooperativa escola Amaury de Medeiros limitada sediada em Recife estado de Pernambuco, construída de ação em 13 de outubro de 1938 de acordo com a lei Nº 581 de agosto de 1938, e com área de ação circunserita ao Edifício Escolar em assembléia de 31 / 08 / 1944, esta sociedade adaptou os seus estatutos ao decreto-lei 5893, de 19 / 10 / 1943 o referido é verdade e dou fé, eu Hilario Ruy Rolim - Auxiliar de escritório. funcionário encarregado do registro o certifico e assino.
Rio de Janeiro 23/ 01 / 1945.
O Prédio da escola ficou sendo uma escola de pesquisa de doenças. Só em 18 de outubro de 1924 foi inaugurado pelo então governador de Pernambuco Dr. Sérgio Loreto tendo como patrono Amaury de Medeiros, eminente pernambucano, médico, professor e escritor.
Depois de sua gestão na saúde pública de Pernambuco, Amaury de Medeiros foi eleito deputado federal, transferindo-se definitivamente, para o Rio de Janeiro em principios de 1927. Como parlamentar apresentou um projeto criando o ministério de saúde e assistência.
O Amaury de Medeiros escreveu, entre os livros: um grito de alarma, Cruzada Sanitarista, e atos de fé e também publicou um volume de quase 600 páginas, intitulado saúde e assistência.
No dia 03 de dezembro de 1928, às véspera de completar 36 anos, vítima de acidente no Rio de Janeiro, quando a bordo de um avião, que iria prestar uma homenagem a Santos Domont, jogando flores no convés do navio caparcona, que trazia o pai da aviação de volta ao Brasil. Um amigo seu, o coronel Taumaturgo de Farias, tomado de um mau pressentimento, aconselhou-o a não embarcar. O conselho foi desprezado, e o Amaury de Medeiros perdeu a vida e morreu quando o avião se partiu ao meio e caiu.
Hoje o Amaury de Medeiros atende à 1946 alunos a maioria deles moradores do bairro de Afogados. Nesta oportunidade a todos nós que fazemos a Escola Amaury de Medeiros sentimos o dever de ressaltar os trabalhos de todos aqueles que souberam engrandece-lo. por essa razão lembramos a sua 1ª dirigente, a dedicada Sr. Débora Feió, assim como louvamos as suas sucessoras que muito lutaram pela grandeza. Nós que temos a honra de representar o corpo discente desta escola, sentimos-nos no dever de cultuar, nesta comemoração dos seus 85 anos de existência, o nome do nosso ilustre patrono.
Nenhum comentário:
Postar um comentário